Guarda e Conservação de Medicamentos

logoOrientações sobre a Guarda e Conservação de Medicamentoslogo

Observações importantes para o uso de medicamentos para reduzir alguns riscos que por acaso possam ocorrer no uso contínuo ou mesmo para tratamento de curto prazo:

  • Separe os medicamentos se possível em suas embalagens originais (caixas) para evitar enganos como por exemplo diversas cartelas de comprimido em um saco ou caixa de remédios sem embalagens originais, pode causar enganos perigosos. Medicamentos em frascos de gotas devem ser utilizados em suas embalagens originais pois soluções orais podem ser confundidos com colírios;
  • Caso perca as embalagens originais do medicamento utilize rótulos feitos a mão ou impressos e coloque sobre as cartelas de comprimidos, xaropes, soluções orais em frasco maior ou gotas, colírios e até mesmo pomadas ou cremes com informações contendo nome do medicamento e para que serve;
  • Medicamentos não foram feitos para ficarem ao lado de equipamentos ou aparelhos que emitam radiação pois pode comprometer princípios ativos, excipientes ou veículos que o compõe.
  • Medicamentos vencidos ou que não estejam mais em uso e que sobraram devem ser levados aos descartômetros encontrados em algumas farmácias. O uso indevido pode acarretar danos a sua saúde.
  • Guarde seus medicamentos em locais secos e arejados. Nada muito quente e nem úmido demais. Isso pode alterar as propriedades dos medicamentos.
  • Verifique sempre a validade dos medicamentos na compra e quando estiver em seu poder. Na dúvida não os utilize e leve à farmácia para serem descartados.
  • Monte tabelas, planilhas ou lembretes em locais de fácil acesso para monitorar o uso de vários medicamentos. Pacientes que utilizam vários medicamentos necessitam de maior controle dos horários para evitar interações medicamentosas ou a falta da tomada do remédio. Há casos em que isso pode ser fatal a vida do paciente.
  • Tente sempre guardar suas receitas e as embalagens dos medicamentos pois não dá para adivinhar o medicamento a ser utilizado só pela cor da caixa, cor e formato do comprimido ou drágea, ou o aspecto do xarope ou solução oral...Farmacêutico e balconista não são adivinhos. Facilite seu tratamento. Fotografe a caixa do remédio, a receita, escreva em um local de fácil acesso, para que não ocorra problemas na próxima compra de medicamentos. 
  • Na dúvida sempre procure um farmacêutico na melhor conduta sobre o uso de medicamentos prescritos ou não. Com informações corretas e atitudes simples os riscos serão menores. 

     Se tiver outras dúvidas entre em contato conosco. Acesse a página de Contatos .